Home NOTÍCIA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Pneumologista esclarece dúvidas sobre a COVID-19 na Câmara de vereadores de Itaqui-RS

Pneumologista esclarece dúvidas sobre a COVID-19 na Câmara de vereadores de Itaqui-RS

A médica Priscila Kanheski Moreira, pneumologista, esclarece dúvidas sobre a COVID-19 na Câmara de vereadores de Itaqui-RS

Na manhã da última terça-feira, dia 07 de abril de 2020, a médica Priscila Kanheski Moreira, que faz parte do Comitê de Combate ao Coronavírus no município de Itaqui-RS, esteve na Câmara para esclarecer as dúvidas dos vereadores e da comunidade.

Uma questão importante, apontada pela pneumologista, é a circulação de pessoas que entram e saem do município. "Com relação a isso, barreiras sanitárias estão sendo montadas nas entradas da cidade e na rodoviária para abordar e orientar as pessoas", diz a médica. Ela ainda não descartou a possibilidade do vírus já estar circulando na cidade, isso porque, segundo ela, o município tem grande dificuldade para realizar os testes e, na maioria das vezes, os infectados terão apenas leves sintomas e não precisarão de atendimento médico.

Outro ponto abordado foi o uso de máscaras pela população em geral. A médica disse que o uso de máscaras ajuda a não espalhar o vírus, ou seja, uma pessoa infectada deve usar máscara para evitar transmiti-lo. No entanto, a máscara se torna pouco eficaz na prevenção. A pneumologista citou ainda a situação da China, que além do uso de máscara, realizou a testagem na maioria da população; ela destacou também que o hábito de usar máscara ajudou o país estabilizar a situação.

Sobre o afastamento social, a médica alertou que o vírus inevitavelmente chegará a Itaqui e que o afastamento tem basicamente o objetivo de diminuir o contato, logo a transmissão e infecção. O objetivo desta política é o de evitar o aumento gradual de infectados para que o sistema de saúde do município não entre em colapso com a alta demanda.