Home NOTÍCIA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Bacharelados interdisciplinares: uma proposta inovadora na educação superior no Brasil

Bacharelados interdisciplinares: uma proposta inovadora na educação superior no Brasil

Pesquisa intitulada Interdisciplinaridade no ensino de graduação: a implantação dos bacharelados interdisciplinares nas universidades públicas brasileiras discute a interdisciplinaridade no ensino superior, a partir do levantamento documental de trabalhos de pesquisas que, nos últimos anos, têm se dedicado ao estudo do tema.

Estudo publicado na Revista Conhecimento Online identificou e analisou as experiências que envolvem práticas interdisciplinares no ensino de graduação, no Brasil, por meio de uma revisão sistemática de conteúdo. O levantamento de dados se deu pela coleta de documentos no Banco de Teses e Dissertações CAPES e na Biblioteca Digital para realizar as análises e efetivar o objetivo da pesquisa.

Os autores do estudo, Gilberto Ferreira da Silva e Moana Meinhardt, realizaram a coleta de material em janeiro de 2017 com a utilização de dois descritores diferentes: “interdisciplinaridade” e “interdisciplinar”, contemplando pesquisas realizadas no período compreendido entre os anos de 2013 a 2016.

Segundo informações disponíveis no estudo, foram selecionadas pesquisas na área de concentração “Educação”, realizadas em programas de pós-graduação em Educação. Ainda, foram critérios para a coleta dos dados somente textos em língua portuguesa. A busca com o descritor “interdisciplinaridade” retornou 154 títulos, e a nova busca, utilizando o descritor “interdisciplinar”, apresentou 271 trabalhos. Identificou-se que no total havia 26 títulos repetidos, assim, excluídos esses, foram analisadas 399 pesquisas.

Bacharelados interdisciplinares implantados em universidades federais brasileiras

Os autores organizaram a pesquisa em vários grupos, porém para a pesquisa noticiada aqui, foram reportados somente os dados levantados para o Grupo 1 (Quadros 1 e 2).

O primeiro grupo é composto por dez pesquisas: oito dissertações e duas teses. Segundo os autores, esse grupo enfatizou “os bacharelados interdisciplinares implantados na última década em algumas universidades públicas brasileiras. Destaca-se, no entanto, que o texto integral de uma das teses não foi disponibilizado".

Para os autores do estudo, as nove pesquisas tratam da implantação dos bacharelados interdisciplinares, cursos com proposta interdisciplinar, criados no âmbito do programa REUNI. As propostas foram elaboradas pelas universidades, mostrando-se inovadoras nos documentos que as sustentam, mas, um tanto frágeis no momento da execução, quando se deparam com os entraves presentes no cotidiano universitário.

Os entraves

Os pesquisadores destacam que os obstáculos extrapolam a questão da simples ruptura das estruturas departamentalizadas das universidades. Segundo eles, são entraves:

  1. * insegurança dos estudantes frente ao novo e a preocupação com as possibilidades de inserção no mercado de trabalho proporcionadas pelo curso;
  2. * visão acerca dos cursos como uma forma mais facilitada de acesso à universidade e de posterior ingresso em cursos tradicionais mais concorridos;
  3. * dificuldades na implantação dos cursos ocasionadas pelas rígidas estruturas das universidades, dos seus sistemas e formas de organização;
  4. * falta de compreensão da proposta e adesão à mesma por parte dos professores; a falta de definição clara do conceito de interdisciplinaridade, que, por vezes, parece confundir-se com a multidisciplinaridade, carecendo de fundamentação teórica e metodológica;
  5. * falta de referências ao caráter interdisciplinar da formação nas falas dos estudantes, que ainda se referem às disciplinas e à grade curricular; e
  6. * necessidade de formação dos professores para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares e para atendimento ao novo perfil de aluno que passa a acessar a universidade, frente à expansão de vagas.


Formação

As pesquisas analisadas indicaram, conforme os autores do estudo, que há o reconhecimento por parte dos egressos da formação de caráter generalista, humanista e artística proporcionada pelos bacharelados interdisciplinares, com ênfase na autonomia do estudante nas escolhas curriculares, questões que constituem um dos planos de fundo do projeto pedagógico desses cursos.





Referência do artigo conforme as normas da ABNT

SILVA, Gilberto Ferreira; MEINHART, Moana. Interdisciplinaridade no ensino de graduação: a implantação dos bacharelados interdisciplinares nas universidades públicas brasileiras. Revista Conhecimento Online, v. 2 | jul./dez., p. 04 - 24. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1316. Acesso em 20 abr. 2020.

Para saber mais, leia: O que é Bacharelado Interdisciplinar? (Link: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/o-que-e-bacharelado-interdisciplinar)