Home PROFESSOR NOTA 10 Conheça Minha Trajetória

Conheça Minha Trajetória

Doutora Angelita Machado Leitão em: PROFESSOR NOTA 10

Olá! Sou a Angelita Machado Leitão e fui convidada pelo Jornal Interdisciplinar em C&T para contar um pouco sobre a minha trajetória acadêmica, dos componentes que ministro e dos projetos que desenvolvo. Mas antes vou falar um pouco de minha vida pessoal, sou natural de Pelotas, mas em 2017 recebi o título de Cidadã Itaquiense por serviços prestados à comunidade, sou docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), membro do Rotary Club de Itaqui, Distrito 4780 desde 2016 e, atualmente, faço parte da Diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

 

Bom, vamos ao que interessa: possuo curso Técnico de Química (1989) pela Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel), graduação em Química de Alimentos (2002), mestrado em Ciência de Alimentos (2007) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2012) todos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Fui professora substituta no curso de Bacharelado em Química de Alimentos (UFPel) por duas vezes (2002 a 2005 e 2008 a 2009) desenvolvendo diversos componentes curriculares e projetos. Um dos projetos desenvolvidos rendeu várias publicações e uma premiação na II Mostra da Produção Universitária da FURG, 2003, com título “Utilização de farinha de resíduos de bananas (Musa spp.) para produção de biscoitos” apresentado pela bolsista Susana Vieira Lamas.

 

Entre o mestrado e o final do doutorado (2007 a 2011) também trabalhei como responsável técnica na Cervejaria Original Bier, como cervejeira produzindo chopp tipo pilsen, entre outras variedades de chopps, e na implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Desde 2012 venho desenvolvendo a atividade de docência na UNIPAMPA, no campus de Itaqui, nesse período já fui coordenadora do CTA (2013 a 2014), vice coordenadora (2018), e hoje sou vice coordenadora da Especialização em Tecnologia de Alimentos. Ministro os componentes curriculares de Seminários I, Conservação de Alimentos, Análise Sensorial de Alimentos, Tecnologia do Açúcar e Bebidas e Tecnologia de Balas e Chocolates, no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) o componente curricular de Conservação de Alimentos.Desde que cheguei à UNIPAMPA desenvolvo projetos na área de ensino, extensão e pesquisa. Em pesquisa trabalho na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, mais precisamente voltados a bebidas alcoólicas fermentadas a base de mel (cerveja, Hidromel e melomel), destiladas (semelhante a aguardente de cana) e por mistura (licores), bebidas não fermentadas, flores (Capuchinha e Amor perfeito) e insetos (Tenebrio) comestíveis e resíduos comestíveis das indústrias de cerveja e vinícola.

 

A partir dos meus projetos já foram defendidos sete Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em bebidas, quatro com flores comestíveis e um com resíduos da vinícola e os demais TCCs em áreas a fins. Um dos meus trabalhos sobre bebidas por mistura foi premiado no X Simpósio de Alimentos – SIAL 2018 apresentado pela discente Rejane Morais. Possuo quatro capítulos de livros, sendo o primeiro em 2009 com título “Tecnologia de frutas e hortaliças - Modulo V - Frutas e hortaliças em conserva”, Tecnologia de frutas e hortaliças: conservas apertizadas em 2012 ambos pela Editora e Gráfica Universitária da UFPel, Princípios de Inovações em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 2015, pela editora AMC Guedes e Divulgação do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos em escolas através do projeto Universidade Itinerante: relato de atividades desenvolvidas em 2017.

  

Caso desejem mais informações sobre meus projetos, entrem em contato pelo
e-mail: [email protected].

 

Revisado por Walker Douglas Pincerati.